Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo?
A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públic...
Principais autores: | Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de, Brito, Lydia Maria Pinto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3559 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3559 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-35592019-10-07T15:19:03Z Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Gestão do Conhecimento em organizações públicas A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públicas brasileiras percebem o modelo da GC. A metodologia utilizada foi estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos disponíveis em meio impresso e digital nos portais acadêmicos na internet sobre GC em organizações públicas no brasil. Os resultados demonstram que: não há na grande maioria das organizações pesquisadas nem explicitação nem formalização da GC. Além disso, com relação à intenção estratégica das práticas, a GC ainda não é uma prioridade para a maioria das organizações públicas, que ainda focam suas ações nos processos táticos para resolução dos problemas do dia a dia, em atividades de obtenção, facilitação, aprendizagem, armazenamento e disseminação do conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3559 10.3895/gi.v12n2.3559 Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 2 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3559/2847 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto |
spellingShingle |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
author_sort |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de |
title |
Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
title_short |
Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
title_full |
Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo? |
title_sort |
gestão do conhecimento: como as organizações públicas do brasil percebem esse modelo? |
description |
A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públicas brasileiras percebem o modelo da GC. A metodologia utilizada foi estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos disponíveis em meio impresso e digital nos portais acadêmicos na internet sobre GC em organizações públicas no brasil. Os resultados demonstram que: não há na grande maioria das organizações pesquisadas nem explicitação nem formalização da GC. Além disso, com relação à intenção estratégica das práticas, a GC ainda não é uma prioridade para a maioria das organizações públicas, que ainda focam suas ações nos processos táticos para resolução dos problemas do dia a dia, em atividades de obtenção, facilitação, aprendizagem, armazenamento e disseminação do conhecimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3559 |
_version_ |
1805291609319800832 |
score |
10,814766 |