A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
Clubes de Ciências estreitam a relação entre ciência e estudantes, a partir de atividades que viabilizem a experiência e contato com a ciência e cientistas. Este trabalho explora a compreensão destes alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico antes e após as ações. Entre os resultados...
Principais autores: | de Campos da Silva, Patrícia do Socorro, dos Santos, Sonia Barbosa, Rôças, Giselle |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Clubes de Ciências estreitam a relação entre ciência e estudantes, a partir de atividades que viabilizem a experiência e contato com a ciência e cientistas. Este trabalho explora a compreensão destes alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico antes e após as ações. Entre os resultados, verificamos uma possível redução do estereótipo acerca do trabalho científico e do cientista e uma visão mais ampla sobre a ciência. Concluímos que a aproximação com a ciência é um dos instrumentos para o enfrentamento de paradigmas, auxiliando na compreensão do papel social, político e ético da Ciência na sociedade. A partir desta vivência propomos a divulgação científica com atividades como ciclo de palestras, visita a laboratórios de pesquisas e discussões acerca da ciência e do trabalho científico. Em nossa experiência, tais ações auxiliaram na compreensão por parte dos alunos, de que a ciência é feita por nós e nos pertence. |
---|