MELHORIA DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE UTILIZANDO A FERRAMENTA FMEA
Este trabalho apresenta a ferramenta Failure Modes and Effects Analysis (FMEA) inserida numa abordagem voltada para a melhoria da qualidade nos serviços de transporte. Para isso, realizou-se um estudo de caso em que se implantou a ferramenta numa empresa atuante no segmento de transporte terrestre e...
Principais autores: | Roos, Cristiano, Moraes, Jorge André Ribas, Rosa, Leandro Cantorski da |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/37 |
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peri-article-372008-10-24T16:27:10Z MELHORIA DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE UTILIZANDO A FERRAMENTA FMEA Roos, Cristiano Moraes, Jorge André Ribas Rosa, Leandro Cantorski da Este trabalho apresenta a ferramenta Failure Modes and Effects Analysis (FMEA) inserida numa abordagem voltada para a melhoria da qualidade nos serviços de transporte. Para isso, realizou-se um estudo de caso em que se implantou a ferramenta numa empresa atuante no segmento de transporte terrestre e aéreo de passageiros e cargas. Com o estudo de caso estabeleceu-se um conjunto de ações que minimizassem ou eliminassem modos de falha em potencial em um dos desdobramentos de serviços prestados pela empresa. O ponto específico em que se realizou a implantação foi na gestão dos pneus dos veículos de transporte terrestre de passageiros, pois falhas relacionadas a este componente geram insatisfações de clientes e aumentam os custos de manutenção na empresa. O objetivo deste trabalho foi verificar, após a implementação das ações, quais as vantagens em se utilizar a ferramenta FMEA como provedora da melhoria contínua da qualidade. Os resultados do trabalho foram alcançados ao se verificar que a FMEA pode ser empregada como instrumento para a melhoria da qualidade e para o aumento da confiabilidade e segurança dos serviços prestados pela empresa de transportes estudada. Deste modo, a realização do presente estudo de caso proporcionou um maior entendimento acerca da temática proposta, além de mostrar a importância da melhoria contínua na gestão da qualidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/37 10.3895/S1808-04482008000100010 Revista Gestão Industrial; v. 4, n. 1 (2008) 1808-0448 10.3895/S1808-044820080001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/37/34 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Este trabalho apresenta a ferramenta Failure Modes and Effects Analysis (FMEA) inserida numa abordagem voltada para a melhoria da qualidade nos serviços de transporte. Para isso, realizou-se um estudo de caso em que se implantou a ferramenta numa empresa atuante no segmento de transporte terrestre e aéreo de passageiros e cargas. Com o estudo de caso estabeleceu-se um conjunto de ações que minimizassem ou eliminassem modos de falha em potencial em um dos desdobramentos de serviços prestados pela empresa. O ponto específico em que se realizou a implantação foi na gestão dos pneus dos veículos de transporte terrestre de passageiros, pois falhas relacionadas a este componente geram insatisfações de clientes e aumentam os custos de manutenção na empresa. O objetivo deste trabalho foi verificar, após a implementação das ações, quais as vantagens em se utilizar a ferramenta FMEA como provedora da melhoria contínua da qualidade. Os resultados do trabalho foram alcançados ao se verificar que a FMEA pode ser empregada como instrumento para a melhoria da qualidade e para o aumento da confiabilidade e segurança dos serviços prestados pela empresa de transportes estudada. Deste modo, a realização do presente estudo de caso proporcionou um maior entendimento acerca da temática proposta, além de mostrar a importância da melhoria contínua na gestão da qualidade. |
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