Análise da Viabilidade Econômica de uma Spin-Off de Electrospinning no Brasil
A produção de nanofibras a partir da técnica de electrospinning representa uma linha de atuação estratégica nacional tendo em vista os diversos tipos de materiais que podem ser obtidos, assim como um amplo leque de aplicações. Nanocompósitos poliméricos, constituídos geralmente pela junção de um pol...
Principais autores: | de Oliveira, Ariadne Helena Pequeno, Pisanu, Luciano, Oliveira, Helinando Pequeno de, Nascimento, Marcio Luis Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3978 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A produção de nanofibras a partir da técnica de electrospinning representa uma linha de atuação estratégica nacional tendo em vista os diversos tipos de materiais que podem ser obtidos, assim como um amplo leque de aplicações. Nanocompósitos poliméricos, constituídos geralmente pela junção de um polímero com substâncias inorgânicas torna possível a obtenção de novos materiais com características únicas e otimizadas quando comparadas às substâncias em separado. O uso da técnica de eletrofiação (electrospinning) faz com que a interação entre os dois materiais na formação das fibras ocorra de maneira mais efetiva. Com o objetivo de melhor utilização dessa técnica, nesse trabalho foi analisada financeiramente a viabilidade de compra e instalação de um spin-off acadêmico visando a fabricação de nanofios pela tecnica de electrospinning por uma incubadora de inovação de alta base tecnológica, vinculada a um laboratório de pesquisa em materiais brasileiro. A partir da utilização dos métodos de análise econômica de Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno foi possível verificar o potencial de lucratividade que a aquisição e operação de uma máquina de electrospinning pode fornecer para uma spin-off, levando em consideração tanto o aparato inicial necessário quanto as particularidades e variações apresentadas pelo mercado em que o produto está inserido. |
---|