Contribuições da Língua de Sinais para o desenvolvimento profissional dos docentes surdos: condições de trabalho e protagonismo profissional
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Língua de Sinais contribui para constituição do desenvolvimento profissional do docente surdo. A metodologia escolhida para a realização deste estudo buscou os pressupostos teóricos pautados na pesquisa com abordagem qualitativa. Para tal, for...
Autor principal: | Proença Filietaz, Marta Rejane |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4022 |
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Resumo: |
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Língua de Sinais contribui para constituição do desenvolvimento profissional do docente surdo. A metodologia escolhida para a realização deste estudo buscou os pressupostos teóricos pautados na pesquisa com abordagem qualitativa. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, passadas por um processo de tradução da Libras para o português escrito, com seis docentes surdos responsáveis pela disciplina de Libras em duas instituições Federais de Ensino Superior, sendo estas a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O reconhecimento da Língua de Sinais como língua da comunidade surda brasileira, significa uma mudança ideológica com relação aos sujeitos surdos que passam a ser reconhecidos como diferentes e pertencentes a uma comunidade linguística minoritária, e não apenas uma mudança metodológica do ensino e aprendizagem de uma língua. Segundo os participantes desse estudo, a mobilização dos movimentos surdos na luta pelo reconhecimento de seus direitos contribuiu fortemente para novos encaminhamentos, entre eles a elaboração e a efetivação de políticas públicas voltadas para as necessidades desses sujeitos. |
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