Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades...
Principais autores: | Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Souza, Miriam Cristina Covre de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4073 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-40732017-03-06T18:39:23Z Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de Ensino de Ciências jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa. Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 10.3895/rbect.v9n3.4073 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de |
spellingShingle |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
author_sort |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
title |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_short |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_full |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_fullStr |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_full_unstemmed |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_sort |
explorando conceitos de reações químicas por meio do método jigsaw de aprendizagem cooperativa |
description |
Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 |
_version_ |
1805292124743139328 |
score |
10,814766 |