Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa

Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades...

ver descrição completa

Principais autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Souza, Miriam Cristina Covre de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4073
recordtype ojs
spelling peri-article-40732017-03-06T18:39:23Z Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de Ensino de Ciências jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa. Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 10.3895/rbect.v9n3.4073 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Souza, Miriam Cristina Covre de
spellingShingle Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Souza, Miriam Cristina Covre de
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
author_sort Broietti, Fabiele Cristiane Dias
title Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_short Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_full Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_fullStr Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_full_unstemmed Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_sort explorando conceitos de reações químicas por meio do método jigsaw de aprendizagem cooperativa
description Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073
_version_ 1805292124743139328
score 10,814766