TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente...

ver descrição completa

Principais autores: Caldas, Patrícia Trindade, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado.