TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente...
Principais autores: | Caldas, Patrícia Trindade, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2007
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado. |
---|