TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente...

ver descrição completa

Principais autores: Caldas, Patrícia Trindade, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-41
recordtype ojs
spelling peri-article-412008-10-24T16:27:16Z TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA Caldas, Patrícia Trindade Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de Cândido, Gesinaldo Ataíde As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41 10.3895/S1808-04482007000400002 Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41/38 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Caldas, Patrícia Trindade
Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de
Cândido, Gesinaldo Ataíde
spellingShingle Caldas, Patrícia Trindade
Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de
Cândido, Gesinaldo Ataíde
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
author_sort Caldas, Patrícia Trindade
title TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_short TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_fullStr TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_sort tipologia de redes, estratÉgia e inserÇÃo competitiva: um estudo em um consÓrcio de empresas de base tecnolÓgica
description As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2007
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41
_version_ 1805291612384788480
score 10,814766