TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente...
Principais autores: | Caldas, Patrícia Trindade, Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de, Cândido, Gesinaldo Ataíde |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2007
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-41 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-412008-10-24T16:27:16Z TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA Caldas, Patrícia Trindade Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de Cândido, Gesinaldo Ataíde As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41 10.3895/S1808-04482007000400002 Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41/38 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Caldas, Patrícia Trindade Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de Cândido, Gesinaldo Ataíde |
spellingShingle |
Caldas, Patrícia Trindade Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa de Cândido, Gesinaldo Ataíde TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
author_sort |
Caldas, Patrícia Trindade |
title |
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
title_short |
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
title_full |
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
TIPOLOGIA DE REDES, ESTRATÉGIA E INSERÇÃO COMPETITIVA: UM ESTUDO EM UM CONSÓRCIO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA |
title_sort |
tipologia de redes, estratÉgia e inserÇÃo competitiva: um estudo em um consÓrcio de empresas de base tecnolÓgica |
description |
As transformações nos contextos ambientais, políticas, sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas no mundo dos negócios desafiam as organizações na busca por melhores práticas que as sustentem frente a competitividade acirrada do mercado globalizado atual. As redes de empresas surgem justamente com o intuito de viabilizarem tal objetivo, onde embasadas em princípios básicos de cooperação, interação, ajuda mútua e confiança agem de forma estratégica em prol de uma sustentação competitiva coletiva. Este artigo tem como objetivo analisar um consórcio de empresas de base tecnológica, a partir das características de redes interorganizacionais propostas por Hoffmann et al. (2004), comparando a situação atual da rede com a situação ideal para o setor que participam empresas de base tecnológica com atuação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, verifica o alinhamento entre as características da rede com o tipo de estratégia adotada, utilizando tipologia de estratégias, propostas por Miles e Snow (1978). Este trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de estudo de caso, empregando como técnicas a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados secundários e primários referentes à dados atualizados sobre a rede PBTech. Os resultado mostraram como empresas de pequeno e médio porte, ao se unirem em rede, e se configurando adequadamente em termos de estrutura e estratégia frente à um propósito maior coletivo podem se diferenciar competitivamente no mercado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2007 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/41 |
_version_ |
1805291612384788480 |
score |
10,814766 |