Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e e...
Principais autores: | Silva, Tiago Alberto, Santos, Ricardo dos |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135 |
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Resumo: |
Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora. |
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