Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal

Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e e...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Tiago Alberto, Santos, Ricardo dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4135
recordtype ojs
spelling peri-article-41352024-04-14T21:57:26Z Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal Silva, Tiago Alberto Santos, Ricardo dos Ciências Humanas Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-10-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135 10.3895/recit.v4.n8.4135 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 2175-1846 10.3895/recit.v4.n8 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Tiago Alberto
Santos, Ricardo dos
spellingShingle Silva, Tiago Alberto
Santos, Ricardo dos
Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
author_sort Silva, Tiago Alberto
title Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
title_short Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
title_full Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
title_fullStr Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
title_full_unstemmed Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
title_sort uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
description Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135
_version_ 1805535851010064384
score 10,814766