Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal
Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e e...
Principais autores: | Silva, Tiago Alberto, Santos, Ricardo dos |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135 |
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peri-article-41352024-04-14T21:57:26Z Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal Silva, Tiago Alberto Santos, Ricardo dos Ciências Humanas Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-10-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135 10.3895/recit.v4.n8.4135 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 8 (2013); 62-74 2175-1846 10.3895/recit.v4.n8 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4135/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora. |
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