A inserção de Paulo Freire nos estudos culturais: o conceito de cultura nas pedagogias do oprimido, da esperança e da autonomia

O presente ensaio volta-se a estudar parte da obra de Paulo Freire sob a ótica dos Estudos Culturais com a intenção de depreender-lhe o(s) conceito(s) de cultura presentes em três de suas principais obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Para tanto, faz um per...

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Autor principal: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4252
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Resumo: O presente ensaio volta-se a estudar parte da obra de Paulo Freire sob a ótica dos Estudos Culturais com a intenção de depreender-lhe o(s) conceito(s) de cultura presentes em três de suas principais obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Para tanto, faz um percurso paralelo de estudos no âmago e na origem dos Estudos Culturais, buscando aqueles que operaram seus discursos fundadores – Hall, Williams, Hoggart, entre outros. Situa-se o presente estudo no objetivo de imbricar os conceitos de cultura em Freire e nos EC´s, o que, em última análise não se configura em trabalho difícil, dada a profunda sintonia que se mostra ao longo das leituras que resultam na escrita deste trabalho.