A inserção de Paulo Freire nos estudos culturais: o conceito de cultura nas pedagogias do oprimido, da esperança e da autonomia
O presente ensaio volta-se a estudar parte da obra de Paulo Freire sob a ótica dos Estudos Culturais com a intenção de depreender-lhe o(s) conceito(s) de cultura presentes em três de suas principais obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Para tanto, faz um per...
Autor principal: | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4252 |
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peri-article-42522024-04-14T21:57:22Z A inserção de Paulo Freire nos estudos culturais: o conceito de cultura nas pedagogias do oprimido, da esperança e da autonomia Nicodem, Maria Fatima Menegazzo HUMANAS - EDUCAÇÃO O presente ensaio volta-se a estudar parte da obra de Paulo Freire sob a ótica dos Estudos Culturais com a intenção de depreender-lhe o(s) conceito(s) de cultura presentes em três de suas principais obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Para tanto, faz um percurso paralelo de estudos no âmago e na origem dos Estudos Culturais, buscando aqueles que operaram seus discursos fundadores – Hall, Williams, Hoggart, entre outros. Situa-se o presente estudo no objetivo de imbricar os conceitos de cultura em Freire e nos EC´s, o que, em última análise não se configura em trabalho difícil, dada a profunda sintonia que se mostra ao longo das leituras que resultam na escrita deste trabalho. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sem patrocinio 2015-08-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4252 10.3895/recit.v6.n13.4252 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 23-33 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 23-33 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 23-33 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4252/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4252/496 Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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O presente ensaio volta-se a estudar parte da obra de Paulo Freire sob a ótica dos Estudos Culturais com a intenção de depreender-lhe o(s) conceito(s) de cultura presentes em três de suas principais obras: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Para tanto, faz um percurso paralelo de estudos no âmago e na origem dos Estudos Culturais, buscando aqueles que operaram seus discursos fundadores – Hall, Williams, Hoggart, entre outros. Situa-se o presente estudo no objetivo de imbricar os conceitos de cultura em Freire e nos EC´s, o que, em última análise não se configura em trabalho difícil, dada a profunda sintonia que se mostra ao longo das leituras que resultam na escrita deste trabalho. |
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