Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu

Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os proce...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Maristela Flores, Braun, Janice Regina, de Lima, Ivone T. Carletto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4269
recordtype ojs
spelling peri-article-42692024-04-14T21:57:22Z Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto Ciências Humanas Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 10.3895/recit.v6.n13.4269 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500 Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Maristela Flores
Braun, Janice Regina
de Lima, Ivone T. Carletto
spellingShingle da Silva, Maristela Flores
Braun, Janice Regina
de Lima, Ivone T. Carletto
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
author_sort da Silva, Maristela Flores
title Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_short Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_full Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_fullStr Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
title_sort caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no colégio estadual jorge schimmelpfeng da cidade de foz do iguaçu
description Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269
_version_ 1805535860653817856
score 10,814766