Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu
Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os proce...
Principais autores: | da Silva, Maristela Flores, Braun, Janice Regina, de Lima, Ivone T. Carletto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4269 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-42692024-04-14T21:57:22Z Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto Ciências Humanas Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 10.3895/recit.v6.n13.4269 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 13 (2015); 45-56 2175-1846 10.3895/recit.v6.n13 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/4269/500 Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto |
spellingShingle |
da Silva, Maristela Flores Braun, Janice Regina de Lima, Ivone T. Carletto Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
author_sort |
da Silva, Maristela Flores |
title |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_short |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_full |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu |
title_sort |
caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no colégio estadual jorge schimmelpfeng da cidade de foz do iguaçu |
description |
Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4269 |
_version_ |
1805535860653817856 |
score |
10,814766 |