Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa...
Principais autores: | Rebeque, Paulo Vinícius, Ostermann, Fernanda, Viseu, Sofia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4386 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-43862020-07-14T22:11:56Z Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura Rebeque, Paulo Vinícius Ostermann, Fernanda Viseu, Sofia Mestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professores Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, por meio do Edital Observatório da Educação (OBEDUC), financiou a presente pesquisa. 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386 10.3895/rbect.v10n2.4386 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rebeque, Paulo Vinícius Ostermann, Fernanda Viseu, Sofia |
spellingShingle |
Rebeque, Paulo Vinícius Ostermann, Fernanda Viseu, Sofia Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
author_sort |
Rebeque, Paulo Vinícius |
title |
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
title_short |
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
title_full |
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
title_fullStr |
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
title_full_unstemmed |
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura |
title_sort |
os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no brasil: um tema pouco explorado na literatura |
description |
Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386 |
_version_ |
1805448990498488320 |
score |
10,814766 |