Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura

Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa...

ver descrição completa

Principais autores: Rebeque, Paulo Vinícius, Ostermann, Fernanda, Viseu, Sofia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4386
recordtype ojs
spelling peri-article-43862020-07-14T22:11:56Z Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura Rebeque, Paulo Vinícius Ostermann, Fernanda Viseu, Sofia Mestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professores Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, por meio do Edital Observatório da Educação (OBEDUC), financiou a presente pesquisa. 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386 10.3895/rbect.v10n2.4386 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rebeque, Paulo Vinícius
Ostermann, Fernanda
Viseu, Sofia
spellingShingle Rebeque, Paulo Vinícius
Ostermann, Fernanda
Viseu, Sofia
Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
author_sort Rebeque, Paulo Vinícius
title Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_short Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_full Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_fullStr Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_full_unstemmed Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_sort os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no brasil: um tema pouco explorado na literatura
description Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386
_version_ 1805448990498488320
score 10,814766