Ensino de aspectos da climatologia aplicados à engenharia ambiental apoiado por métodos estatísticos

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir de um projeto envolvendo estudantes de graduação em engenharia. A abordagem utilizada foi o tratamento de dados reais da área ambiental, empregando conteúdos estatísticos e recursos da informática visando a identificação de possíveis tendênc...

ver descrição completa

Principais autores: Penereiro, Júlio César, Ferreira, Denise Helena Lombardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4473
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir de um projeto envolvendo estudantes de graduação em engenharia. A abordagem utilizada foi o tratamento de dados reais da área ambiental, empregando conteúdos estatísticos e recursos da informática visando a identificação de possíveis tendências nos índices de temperaturas do ar e de precipitações pluviométricas de alguns municípios do Estado de São Paulo. Foram usadas as informações contidas no Instituto Nacional de Meteorologia visando o tratamento de dados no contexto climático abordando conteúdos estatísticos. Aplicaram-se análises de regressão e os testes não paramétricos de Mann-Kendall e de Pettitt. Os resultados confirmam que quatorze temperaturas analisadas acusaram ocorrências de tendências positivas e para apenas uma encontrou-se tendência negativa. Somente uma localidade apresentou diminuição no índice de precipitação pluviométrica. Nas demais cidades analisadas não foram verificadas indícios de tendências dessas variáveis climáticas.   No decorrer da pesquisa suscitaram várias questões a respeito dos conteúdos utilizados, implicando em interpretações relacionadas aos métodos estatísticos usados. Os resultados, em termos de aprendizagem, apontaram um ganho de conhecimento com relação aos conteúdos estatísticos desenvolvidos, indicando que os estudantes envolvidos ficaram mais motivados ao usarem a Estatística em uma situação da atualidade.