A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a mo...
Principais autores: | Saavedra Filho, Nestor Cortez, Lenz, Jorge Alberto, Bezerra Jr, Arandi Ginane, Florczak, Marcos Antônio, Garcia, Vinicius Geovane |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4509 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-45092020-07-14T22:11:56Z A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica Saavedra Filho, Nestor Cortez Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane Florczak, Marcos Antônio Garcia, Vinicius Geovane Educação; Ensino-aprendizagem Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509 10.3895/rbect.v10n3.4509 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Saavedra Filho, Nestor Cortez Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane Florczak, Marcos Antônio Garcia, Vinicius Geovane |
spellingShingle |
Saavedra Filho, Nestor Cortez Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane Florczak, Marcos Antônio Garcia, Vinicius Geovane A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
author_sort |
Saavedra Filho, Nestor Cortez |
title |
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
title_short |
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
title_full |
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
title_fullStr |
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
title_full_unstemmed |
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
title_sort |
videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica |
description |
Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509 |
_version_ |
1805449142068051968 |
score |
10,814766 |