A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica

Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a mo...

ver descrição completa

Principais autores: Saavedra Filho, Nestor Cortez, Lenz, Jorge Alberto, Bezerra Jr, Arandi Ginane, Florczak, Marcos Antônio, Garcia, Vinicius Geovane
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4509
recordtype ojs
spelling peri-article-45092020-07-14T22:11:56Z A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica Saavedra Filho, Nestor Cortez Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane Florczak, Marcos Antônio Garcia, Vinicius Geovane Educação; Ensino-aprendizagem Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509 10.3895/rbect.v10n3.4509 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Saavedra Filho, Nestor Cortez
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
Florczak, Marcos Antônio
Garcia, Vinicius Geovane
spellingShingle Saavedra Filho, Nestor Cortez
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
Florczak, Marcos Antônio
Garcia, Vinicius Geovane
A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
author_sort Saavedra Filho, Nestor Cortez
title A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_short A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_full A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_fullStr A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_full_unstemmed A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_sort videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
description Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509
_version_ 1805449142068051968
score 10,814766