Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática

Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da g...

ver descrição completa

Principais autores: Kalinke, Marco Aurélio, Mocrosky, Luciane Ferreira, Panossian, Maria Lúcia, Banin, Edna Sakon
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4546
recordtype ojs
spelling peri-article-45462020-07-14T22:11:56Z Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon 7.08.04.03-6 Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 10.3895/rbect.v10n2.4546 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Kalinke, Marco Aurélio
Mocrosky, Luciane Ferreira
Panossian, Maria Lúcia
Banin, Edna Sakon
spellingShingle Kalinke, Marco Aurélio
Mocrosky, Luciane Ferreira
Panossian, Maria Lúcia
Banin, Edna Sakon
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
author_sort Kalinke, Marco Aurélio
title Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_short Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_full Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_fullStr Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
title_sort tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
description Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546
_version_ 1805449143085170688
score 10,814766