Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática
Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da g...
Principais autores: | Kalinke, Marco Aurélio, Mocrosky, Luciane Ferreira, Panossian, Maria Lúcia, Banin, Edna Sakon |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4546 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-45462020-07-14T22:11:56Z Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon 7.08.04.03-6 Educação matemática; Tecnologias; Objetos de aprendizagem Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 10.3895/rbect.v10n2.4546 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/823 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/4546/825 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon |
spellingShingle |
Kalinke, Marco Aurélio Mocrosky, Luciane Ferreira Panossian, Maria Lúcia Banin, Edna Sakon Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
author_sort |
Kalinke, Marco Aurélio |
title |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_short |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_full |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
title_sort |
tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de matemática |
description |
Os modelos dos atuais cursos de formação de professores de Matemática preveem ações que busquem aproximar os futuros professores das suas práticas profissionais ao longo de toda a sua formação. Isso exige posturas inovadoras dos docentes destes cursos, de modo a buscar, ao longo das disciplinas da graduação, que os licenciandos conheçam novas possibilidades e práticas que possam ser implementadas quando formados. O texto apresenta uma discussão sobre este modelo de formação e de como a busca por esta aproximação foi desenvolvida numa disciplina em particular, cujo conteúdo estava relacionado à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática. São apresentadas as formas de trabalho da disciplina, os referencias teóricos adotados e, entre os resultados, entendeu-se que o uso diferenciado de tecnologias digitais pode incentivar nos futuros professores posturas e possibilidades inovadoras, e que o uso articulado de recursos tecnológicos possibilitou a inclusão da linguagem digital interativa em atividades matemáticas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546 |
_version_ |
1805449143085170688 |
score |
10,814766 |