Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores

As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questõ...

ver descrição completa

Principais autores: Scheibel, Márcia Regina, Silveira, Rosemari M. C. F., Resende, Luis Mauricio, Júnior, Guataçara Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-459
recordtype ojs
spelling peri-article-4592022-09-29T18:40:35Z Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores Scheibel, Márcia Regina Silveira, Rosemari M. C. F. Resende, Luis Mauricio Júnior, Guataçara Santos As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459 10.3895/S1982-873X2009000200006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459/340 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Scheibel, Márcia Regina
Silveira, Rosemari M. C. F.
Resende, Luis Mauricio
Júnior, Guataçara Santos
spellingShingle Scheibel, Márcia Regina
Silveira, Rosemari M. C. F.
Resende, Luis Mauricio
Júnior, Guataçara Santos
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
author_sort Scheibel, Márcia Regina
title Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_short Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_full Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_sort aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da ciência e da tecnologia nos cursos de formação de professores
description As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459
_version_ 1805449172116045824
score 10,814766