A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento

ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibl...

ver descrição completa

Principais autores: Guedes, Silmara Regina, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido.