A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento

ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibl...

ver descrição completa

Principais autores: Guedes, Silmara Regina, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4724
recordtype ojs
spelling peri-article-47242024-04-14T22:44:45Z A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento Guedes, Silmara Regina Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação Imagem; Ensino de História; Aluno; Conhecimento ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724 10.3895/recit.v8.n21.4724 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Guedes, Silmara Regina
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
spellingShingle Guedes, Silmara Regina
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
author_sort Guedes, Silmara Regina
title A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
title_short A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
title_full A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
title_fullStr A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
title_full_unstemmed A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
title_sort utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
description ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724
_version_ 1796385033268756480
score 10,966579