A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento
ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibl...
Principais autores: | Guedes, Silmara Regina, Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4724 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47242024-04-14T22:44:45Z A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento Guedes, Silmara Regina Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação Imagem; Ensino de História; Aluno; Conhecimento ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) UAB / CAPES 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724 10.3895/recit.v8.n21.4724 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Guedes, Silmara Regina Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
spellingShingle |
Guedes, Silmara Regina Nicodem, Maria Fatima Menegazzo A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
author_sort |
Guedes, Silmara Regina |
title |
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
title_short |
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
title_full |
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
title_fullStr |
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
title_sort |
utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento |
description |
ResumoEssa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4724 |
_version_ |
1796385033268756480 |
score |
10,966579 |