O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a e...
Autor principal: | Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4741 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47412022-10-18T23:54:27Z O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? Rosa, Paulo Ricardo da Silva Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-10-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 10.3895/actio.v1n1.4741 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
spellingShingle |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
author_sort |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
title |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_sort |
o programa institucional de bolsas de iniciação à docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
description |
Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 |
_version_ |
1805450701382352896 |
score |
10,814766 |