O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?

Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a e...

ver descrição completa

Autor principal: Rosa, Paulo Ricardo da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4741
recordtype ojs
spelling peri-article-47412022-10-18T23:54:27Z O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? Rosa, Paulo Ricardo da Silva Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-10-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 10.3895/actio.v1n1.4741 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rosa, Paulo Ricardo da Silva
spellingShingle Rosa, Paulo Ricardo da Silva
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
author_sort Rosa, Paulo Ricardo da Silva
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_sort o programa institucional de bolsas de iniciação à docência: um novo paradigma para a formação de professores?
description Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741
_version_ 1805450701382352896
score 10,814766