A importância de contar história na educação infantil

O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Patricia Evellyn, Ribeiro, Janete Santa Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4771
recordtype ojs
spelling peri-article-47712024-04-14T22:44:42Z A importância de contar história na educação infantil Costa, Patricia Evellyn Ribeiro, Janete Santa Maria Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Contar histórias; imaginação; leitura; trabalho O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos no seu faz de conta e, também, auxiliando no crescimento intelectual da criança através da sua interação com tal atividade. Além de, salientar a magnitude do papel do professor e dos pais para o desenvolvimento da leitura por prazer, analisando os benefícios que a leitura acarretará na vida escolar e cotidiana dos alunos. O presente estudo está permeado por pesquisa bibliográfica, utilizando livros, base de dados Scielo e revistas científicas. Através da pesquisa percebeu-se que a literatura infantil e a contação de história tem grande importância na motivação da aprendizagem das crianças, evidenciando que essa prática pedagógica desperta a imaginação, desenvolve a leitura, a escrita e a oralidade entre as crianças. Esse “faz de conta” oportuniza as crianças descobrirem as respostas para suas necessidades, tomando posições, solucionando problemas, experimentando outras formas de pensar, agir e ser. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771 10.3895/recit.v8.n22.4771 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771/pdf_1 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Costa, Patricia Evellyn
Ribeiro, Janete Santa Maria
spellingShingle Costa, Patricia Evellyn
Ribeiro, Janete Santa Maria
A importância de contar história na educação infantil
author_sort Costa, Patricia Evellyn
title A importância de contar história na educação infantil
title_short A importância de contar história na educação infantil
title_full A importância de contar história na educação infantil
title_fullStr A importância de contar história na educação infantil
title_full_unstemmed A importância de contar história na educação infantil
title_sort importância de contar história na educação infantil
description O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos no seu faz de conta e, também, auxiliando no crescimento intelectual da criança através da sua interação com tal atividade. Além de, salientar a magnitude do papel do professor e dos pais para o desenvolvimento da leitura por prazer, analisando os benefícios que a leitura acarretará na vida escolar e cotidiana dos alunos. O presente estudo está permeado por pesquisa bibliográfica, utilizando livros, base de dados Scielo e revistas científicas. Através da pesquisa percebeu-se que a literatura infantil e a contação de história tem grande importância na motivação da aprendizagem das crianças, evidenciando que essa prática pedagógica desperta a imaginação, desenvolve a leitura, a escrita e a oralidade entre as crianças. Esse “faz de conta” oportuniza as crianças descobrirem as respostas para suas necessidades, tomando posições, solucionando problemas, experimentando outras formas de pensar, agir e ser.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771
_version_ 1805535822458388480
score 10,814766