A importância de contar história na educação infantil
O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos...
Principais autores: | Costa, Patricia Evellyn, Ribeiro, Janete Santa Maria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4771 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47712024-04-14T22:44:42Z A importância de contar história na educação infantil Costa, Patricia Evellyn Ribeiro, Janete Santa Maria Educação. Métodos e Técnicas de Ensino Contar histórias; imaginação; leitura; trabalho O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos no seu faz de conta e, também, auxiliando no crescimento intelectual da criança através da sua interação com tal atividade. Além de, salientar a magnitude do papel do professor e dos pais para o desenvolvimento da leitura por prazer, analisando os benefícios que a leitura acarretará na vida escolar e cotidiana dos alunos. O presente estudo está permeado por pesquisa bibliográfica, utilizando livros, base de dados Scielo e revistas científicas. Através da pesquisa percebeu-se que a literatura infantil e a contação de história tem grande importância na motivação da aprendizagem das crianças, evidenciando que essa prática pedagógica desperta a imaginação, desenvolve a leitura, a escrita e a oralidade entre as crianças. Esse “faz de conta” oportuniza as crianças descobrirem as respostas para suas necessidades, tomando posições, solucionando problemas, experimentando outras formas de pensar, agir e ser. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771 10.3895/recit.v8.n22.4771 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771/pdf_1 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Costa, Patricia Evellyn Ribeiro, Janete Santa Maria |
spellingShingle |
Costa, Patricia Evellyn Ribeiro, Janete Santa Maria A importância de contar história na educação infantil |
author_sort |
Costa, Patricia Evellyn |
title |
A importância de contar história na educação infantil |
title_short |
A importância de contar história na educação infantil |
title_full |
A importância de contar história na educação infantil |
title_fullStr |
A importância de contar história na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância de contar história na educação infantil |
title_sort |
importância de contar história na educação infantil |
description |
O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos no seu faz de conta e, também, auxiliando no crescimento intelectual da criança através da sua interação com tal atividade. Além de, salientar a magnitude do papel do professor e dos pais para o desenvolvimento da leitura por prazer, analisando os benefícios que a leitura acarretará na vida escolar e cotidiana dos alunos. O presente estudo está permeado por pesquisa bibliográfica, utilizando livros, base de dados Scielo e revistas científicas. Através da pesquisa percebeu-se que a literatura infantil e a contação de história tem grande importância na motivação da aprendizagem das crianças, evidenciando que essa prática pedagógica desperta a imaginação, desenvolve a leitura, a escrita e a oralidade entre as crianças. Esse “faz de conta” oportuniza as crianças descobrirem as respostas para suas necessidades, tomando posições, solucionando problemas, experimentando outras formas de pensar, agir e ser. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771 |
_version_ |
1805535822458388480 |
score |
10,814766 |