A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Dir...
Principais autores: | Strieder, Roseline Beatriz, Silva, Karolina Martins Almeida e, Fernandes Sobrinho, Marcos, Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4795 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-47952022-10-18T23:54:28Z A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Strieder, Roseline Beatriz Silva, Karolina Martins Almeida e Fernandes Sobrinho, Marcos Santos, Wildson Luiz Pereira dos Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os resultados indicam que a educação CTS possui respaldo nos documentos analisados, ainda que em abordagens pouco críticas. Assim, conclui-se pela viabilidade da educação CTS no contexto educacional brasileiro e que sua ampliação, em especial em perspectivas críticas, necessita de discussão em espaços de formação de professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795 10.3895/actio.v1n1.4795 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 87-107 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 87-107 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795/3149 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Strieder, Roseline Beatriz Silva, Karolina Martins Almeida e Fernandes Sobrinho, Marcos Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
spellingShingle |
Strieder, Roseline Beatriz Silva, Karolina Martins Almeida e Fernandes Sobrinho, Marcos Santos, Wildson Luiz Pereira dos A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
author_sort |
Strieder, Roseline Beatriz |
title |
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
title_short |
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
title_full |
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
title_fullStr |
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
title_full_unstemmed |
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
title_sort |
educação cts possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? |
description |
Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os resultados indicam que a educação CTS possui respaldo nos documentos analisados, ainda que em abordagens pouco críticas. Assim, conclui-se pela viabilidade da educação CTS no contexto educacional brasileiro e que sua ampliação, em especial em perspectivas críticas, necessita de discussão em espaços de formação de professores. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795 |
_version_ |
1805450971028914176 |
score |
10,814766 |