A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?

Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Dir...

ver descrição completa

Principais autores: Strieder, Roseline Beatriz, Silva, Karolina Martins Almeida e, Fernandes Sobrinho, Marcos, Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4795
recordtype ojs
spelling peri-article-47952022-10-18T23:54:28Z A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Strieder, Roseline Beatriz Silva, Karolina Martins Almeida e Fernandes Sobrinho, Marcos Santos, Wildson Luiz Pereira dos Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os resultados indicam que a educação CTS possui respaldo nos documentos analisados, ainda que em abordagens pouco críticas. Assim, conclui-se pela viabilidade da educação CTS no contexto educacional brasileiro e que sua ampliação, em especial em perspectivas críticas, necessita de discussão em espaços de formação de professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795 10.3895/actio.v1n1.4795 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 87-107 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 87-107 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795/3149 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Strieder, Roseline Beatriz
Silva, Karolina Martins Almeida e
Fernandes Sobrinho, Marcos
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
spellingShingle Strieder, Roseline Beatriz
Silva, Karolina Martins Almeida e
Fernandes Sobrinho, Marcos
Santos, Wildson Luiz Pereira dos
A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
author_sort Strieder, Roseline Beatriz
title A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
title_short A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
title_full A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
title_fullStr A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
title_full_unstemmed A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
title_sort educação cts possui respaldo em documentos oficiais brasileiros?
description Neste artigo, discutem-se possibilidades e desafios associados ao desenvolvimento de práticas educativas CTS, no contexto da educação científica brasileira. Para tanto, analisou-se diferentes documentos oficiais, voltados à educação científica e ao ensino médio, publicados depois da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os resultados indicam que a educação CTS possui respaldo nos documentos analisados, ainda que em abordagens pouco críticas. Assim, conclui-se pela viabilidade da educação CTS no contexto educacional brasileiro e que sua ampliação, em especial em perspectivas críticas, necessita de discussão em espaços de formação de professores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4795
_version_ 1805450971028914176
score 10,814766