Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na...
Principais autores: | Lima, Gisele de Brito, Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4816 |
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Resumo: |
Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso. O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos, incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003).Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo).Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil. |
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