Análise de produções científicas nas relações da educação infantil

Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na...

ver descrição completa

Principais autores: Lima, Gisele de Brito, Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4816
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4816
recordtype ojs
spelling peri-article-48162024-04-14T22:44:51Z Análise de produções científicas nas relações da educação infantil Lima, Gisele de Brito Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação Métodos e Técnicas de Ensino Vínculo; Aprendizagem; Relações Afetivas Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso.  O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos, incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003).Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo).Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4816 10.3895/recit.v8.n19.4816 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4816/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lima, Gisele de Brito
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
spellingShingle Lima, Gisele de Brito
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
author_sort Lima, Gisele de Brito
title Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_short Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_full Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_fullStr Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_full_unstemmed Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_sort análise de produções científicas nas relações da educação infantil
description Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso.  O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos, incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003).Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo).Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4816
_version_ 1805535740727132160
score 10,814766