O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino,...

ver descrição completa

Principais autores: Souza Gonçalves, Isanete Maria de, Juliano, Joice Maria Maltauro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4830
recordtype ojs
spelling peri-article-48302024-04-14T22:44:52Z O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa Souza Gonçalves, Isanete Maria de Juliano, Joice Maria Maltauro Educação Métodos e Técnicas de Ensino Avanços tecnológicos; prática docente; aquisição de idioma Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino, de um colégio estadual que oferta o Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte. Para embasar a análise dos dados foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de, com base em estudos de alguns pesquisadores, verificar como o uso das tecnologias digitais podem favorecer o aprendizado de Língua Inglesa, em sala de aula regular, uma vez que tal utilização contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras, o que corrobora na formação do indivíduo crítico, autônomo e participativo, dentro de um mundo globalizado.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830 10.3895/recit.v8.n19.4830 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Juliano, Joice Maria Maltauro
spellingShingle Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Juliano, Joice Maria Maltauro
O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
author_sort Souza Gonçalves, Isanete Maria de
title O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_short O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_sort o uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
description Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino, de um colégio estadual que oferta o Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte. Para embasar a análise dos dados foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de, com base em estudos de alguns pesquisadores, verificar como o uso das tecnologias digitais podem favorecer o aprendizado de Língua Inglesa, em sala de aula regular, uma vez que tal utilização contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras, o que corrobora na formação do indivíduo crítico, autônomo e participativo, dentro de um mundo globalizado. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830
_version_ 1805535878951469056
score 10,814766