Jogos no processo de ensino de matemática

Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Constata-se que através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intel...

ver descrição completa

Principais autores: Ariza, Josefa Fernanda, Sehn, Elizandra
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4863
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4863
recordtype ojs
spelling peri-article-48632024-04-14T22:44:53Z Jogos no processo de ensino de matemática Ariza, Josefa Fernanda Sehn, Elizandra 7.08.00.00-6 Lúdico; Aprendizagem; Métodos. Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Constata-se que através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intelectuais. Esse estudo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos no processo de ensino de matemática. Os dados foram coletados a partir de um questionário com os professores de uma escola pública, contendo perguntas abertas e fechadas. Os jogos são vistos por muitos pesquisadores aqui citados, como processo de ensino, na qual permite a integração social, cultural e cognitiva no âmbito escolar. Os mesmos ratificam que os jogos podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, ressaltando a importância de atribuí-los não no contexto educacional. Os resultados obtidos nos mostram a importância de inserirmos novos métodos e técnicas de ensino, para propiciar aos alunos a apropriação do conceito.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4863 10.3895/recit.v8.n19.4863 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4863/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ariza, Josefa Fernanda
Sehn, Elizandra
spellingShingle Ariza, Josefa Fernanda
Sehn, Elizandra
Jogos no processo de ensino de matemática
author_sort Ariza, Josefa Fernanda
title Jogos no processo de ensino de matemática
title_short Jogos no processo de ensino de matemática
title_full Jogos no processo de ensino de matemática
title_fullStr Jogos no processo de ensino de matemática
title_full_unstemmed Jogos no processo de ensino de matemática
title_sort jogos no processo de ensino de matemática
description Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Constata-se que através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intelectuais. Esse estudo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos no processo de ensino de matemática. Os dados foram coletados a partir de um questionário com os professores de uma escola pública, contendo perguntas abertas e fechadas. Os jogos são vistos por muitos pesquisadores aqui citados, como processo de ensino, na qual permite a integração social, cultural e cognitiva no âmbito escolar. Os mesmos ratificam que os jogos podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, ressaltando a importância de atribuí-los não no contexto educacional. Os resultados obtidos nos mostram a importância de inserirmos novos métodos e técnicas de ensino, para propiciar aos alunos a apropriação do conceito.  
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4863
_version_ 1805535779890397184
score 10,814766