O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sob...

ver descrição completa

Principais autores: Preuss, Rebeca Teresinha, Menoncin, Camila
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município em questão. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os problemas mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos problemas nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino.