O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sob...

ver descrição completa

Principais autores: Preuss, Rebeca Teresinha, Menoncin, Camila
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4866
recordtype ojs
spelling peri-article-48662024-04-14T22:45:04Z O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná Preuss, Rebeca Teresinha Menoncin, Camila Educação; Ensino-aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem Ensino-Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Escolas Públicas O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município em questão. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os problemas mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos problemas nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866 10.3895/recit.v8.n17.4866 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Preuss, Rebeca Teresinha
Menoncin, Camila
spellingShingle Preuss, Rebeca Teresinha
Menoncin, Camila
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
author_sort Preuss, Rebeca Teresinha
title O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
title_short O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
title_full O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
title_fullStr O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
title_full_unstemmed O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
title_sort o processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do paraná
description O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município em questão. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os problemas mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos problemas nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866
_version_ 1805535879456882688
score 10,814766