O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sob...
Principais autores: | Preuss, Rebeca Teresinha, Menoncin, Camila |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4866 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48662024-04-14T22:45:04Z O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná Preuss, Rebeca Teresinha Menoncin, Camila Educação; Ensino-aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem Ensino-Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Escolas Públicas O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município em questão. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os problemas mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos problemas nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866 10.3895/recit.v8.n17.4866 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Preuss, Rebeca Teresinha Menoncin, Camila |
spellingShingle |
Preuss, Rebeca Teresinha Menoncin, Camila O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
author_sort |
Preuss, Rebeca Teresinha |
title |
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
title_short |
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
title_full |
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
title_fullStr |
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do Paraná |
title_sort |
o processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos em uma cidade do noroeste do estado do paraná |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos - EJA em um município do noroeste do estado do Paraná, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município em questão. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os problemas mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos problemas nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4866 |
_version_ |
1805535879456882688 |
score |
10,814766 |