Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção
O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de empresa na área de gestão da produção como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que envolve diversas áreas de conhecimentos e pode ser utilizado para treinamento e capacitação de discentes e funcionários. O jogo de empresa, denominado GESPROD...
Principais autores: | Vergara, Walter Roberto, Yamanari, Juliana Suemi |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4896 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4896 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-48962018-10-26T17:35:02Z Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção Vergara, Walter Roberto Yamanari, Juliana Suemi Engenharia de Produção; simulação; gestão da produção jogos de empresa; simulação; administração da produção O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de empresa na área de gestão da produção como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que envolve diversas áreas de conhecimentos e pode ser utilizado para treinamento e capacitação de discentes e funcionários. O jogo de empresa, denominado GESPROD (Gestão e Produção), permite abordar as atividades relacionadas à gestão de operações de forma dinâmica, sequencial e simultânea, além de envolver diferentes áreas de gestão de uma empresa. Para o desenvolvimento do referido jogo, realizou-se uma revisão sobre os principais conceitos na gestão de operações e sobre modelagem matemática. A simulação do modelo foi feita através de planilhas eletrônicas. Finalmente, a aplicação do modelo mostrou que os envolvidos desenvolveram novas habilidades de gestão, aprendendo simultaneamente novos conhecimentos, além de se sentirem mais motivados por visualizarem na prática o que antes apenas tinham observado de forma teórica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4896 10.3895/gi.v13n2.4896 Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 2 (2017) 1808-0448 10.3895/gi.v13n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4896/5501 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Vergara, Walter Roberto Yamanari, Juliana Suemi |
spellingShingle |
Vergara, Walter Roberto Yamanari, Juliana Suemi Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
author_sort |
Vergara, Walter Roberto |
title |
Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
title_short |
Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
title_full |
Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
title_fullStr |
Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
title_full_unstemmed |
Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção |
title_sort |
jogo de empresas: um modelo para a gestão da produção |
description |
O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de empresa na área de gestão da produção como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que envolve diversas áreas de conhecimentos e pode ser utilizado para treinamento e capacitação de discentes e funcionários. O jogo de empresa, denominado GESPROD (Gestão e Produção), permite abordar as atividades relacionadas à gestão de operações de forma dinâmica, sequencial e simultânea, além de envolver diferentes áreas de gestão de uma empresa. Para o desenvolvimento do referido jogo, realizou-se uma revisão sobre os principais conceitos na gestão de operações e sobre modelagem matemática. A simulação do modelo foi feita através de planilhas eletrônicas. Finalmente, a aplicação do modelo mostrou que os envolvidos desenvolveram novas habilidades de gestão, aprendendo simultaneamente novos conhecimentos, além de se sentirem mais motivados por visualizarem na prática o que antes apenas tinham observado de forma teórica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4896 |
_version_ |
1703207305491775488 |
score |
10,966579 |