Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré...
Principais autores: | Nunes, Angela Maria, Hlenka, Vanessa |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4975 |
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peri-article-49752024-04-14T22:44:47Z Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática Nunes, Angela Maria Hlenka, Vanessa 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino cálculos; geometria; teoria; prática A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados aos alunos. Estes, por sua vez, não conseguem relacioná-los com suas práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas, como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode-se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas cidades, como os cálculos utilizados nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como aplicá-la. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4975 10.3895/recit.v8.n21.4975 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4975/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados aos alunos. Estes, por sua vez, não conseguem relacioná-los com suas práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas, como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode-se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas cidades, como os cálculos utilizados nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como aplicá-la. |
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