A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS

O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construç...

ver descrição completa

Principais autores: Gomes, Celso da Silva, Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-506
recordtype ojs
spelling peri-article-5062010-06-18T20:32:21Z A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 10.3895/S1808-04482010000100004 Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 1 (2010) 1808-0448 10.3895/S1808-044820100001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506/453 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gomes, Celso da Silva
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
spellingShingle Gomes, Celso da Silva
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
author_sort Gomes, Celso da Silva
title A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
title_short A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
title_full A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
title_sort importÂncia da marca de certificaÇÃo como estratÉgia de marketing na indÚstria de esquadrias de alumÍnio padronizadas
description O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC).
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506
_version_ 1805291548797042688
score 10,814766