A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construç...
Principais autores: | Gomes, Celso da Silva, Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-506 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-5062010-06-18T20:32:21Z A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 10.3895/S1808-04482010000100004 Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 1 (2010) 1808-0448 10.3895/S1808-044820100001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506/453 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
spellingShingle |
Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
author_sort |
Gomes, Celso da Silva |
title |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_sort |
importÂncia da marca de certificaÇÃo como estratÉgia de marketing na indÚstria de esquadrias de alumÍnio padronizadas |
description |
O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 |
_version_ |
1805291548797042688 |
score |
10,814766 |