O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assi...
Principais autores: | Pizani, Izabel Cristina Micheline, Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5066 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50662024-04-14T22:44:54Z O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Educação. Métodos e Técnicas de Ensino aproximação; linguagem e pensamento; mediação; pedagogia dialética; problematização Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema. A partir da leitura, elaborou-se duas subseções que discorreram sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias. Como resultado, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotskyana, no que diz respeito à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa pode-se afirmar como fundamental a presença do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire, que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamento a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tornarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066 10.3895/recit.v8.n19.5066 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de |
spellingShingle |
Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
author_sort |
Pizani, Izabel Cristina Micheline |
title |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_short |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_full |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_fullStr |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_full_unstemmed |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_sort |
o diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com paulo freire e lev vygotsky |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema. A partir da leitura, elaborou-se duas subseções que discorreram sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias. Como resultado, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotskyana, no que diz respeito à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa pode-se afirmar como fundamental a presença do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire, que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamento a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tornarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066 |
_version_ |
1805535884516261888 |
score |
10,814766 |