O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky

Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assi...

ver descrição completa

Principais autores: Pizani, Izabel Cristina Micheline, Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5066
recordtype ojs
spelling peri-article-50662024-04-14T22:44:54Z O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Educação. Métodos e Técnicas de Ensino aproximação; linguagem e pensamento; mediação; pedagogia dialética; problematização Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema. A partir da leitura, elaborou-se duas subseções que discorreram sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias. Como resultado, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotskyana, no que diz respeito à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa pode-se afirmar como fundamental a presença do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire, que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamento a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tornarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066 10.3895/recit.v8.n19.5066 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pizani, Izabel Cristina Micheline
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
spellingShingle Pizani, Izabel Cristina Micheline
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
author_sort Pizani, Izabel Cristina Micheline
title O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_short O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_full O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_fullStr O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_full_unstemmed O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_sort o diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com paulo freire e lev vygotsky
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema. A partir da leitura, elaborou-se duas subseções que discorreram sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias. Como resultado, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotskyana, no que diz respeito à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa pode-se afirmar como fundamental a presença do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire, que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamento a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tornarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5066
_version_ 1805535884516261888
score 10,814766