As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu

Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profis...

ver descrição completa

Principais autores: Viana, Cristiane Alves, Vieira Almeida, Shiderlene
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5118
recordtype ojs
spelling peri-article-51182024-04-14T22:44:55Z As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu Viana, Cristiane Alves Vieira Almeida, Shiderlene Educação; Desenvolvimento Profissional carreira; desenvolvimento; professor; escola. Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118 10.3895/recit.v8.n19.5118 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Viana, Cristiane Alves
Vieira Almeida, Shiderlene
spellingShingle Viana, Cristiane Alves
Vieira Almeida, Shiderlene
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
author_sort Viana, Cristiane Alves
title As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
title_short As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
title_full As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
title_fullStr As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
title_sort as perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de foz do iguaçu
description Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118
_version_ 1805535887616901120
score 10,814766