As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu
Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profis...
Principais autores: | Viana, Cristiane Alves, Vieira Almeida, Shiderlene |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5118 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-51182024-04-14T22:44:55Z As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu Viana, Cristiane Alves Vieira Almeida, Shiderlene Educação; Desenvolvimento Profissional carreira; desenvolvimento; professor; escola. Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118 10.3895/recit.v8.n19.5118 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Viana, Cristiane Alves Vieira Almeida, Shiderlene |
spellingShingle |
Viana, Cristiane Alves Vieira Almeida, Shiderlene As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
author_sort |
Viana, Cristiane Alves |
title |
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
title_short |
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
title_full |
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu |
title_sort |
as perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de foz do iguaçu |
description |
Ao longo da carreira os professores vivenciam ciclos de vida profissional. O primeiro ciclo é definido como um período de exploração (1-3 anos), pois corresponde as primeiras experiências vivenciadas pelos professores no efetivo exercício da profissão. Por ser uma fase de transição, na qual o profissional passa de estudante a professor, este ciclo é marcado por desafios e perspectivas que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desenvolvimento da carreira, determinando a sua ruptura ou continuidade, bem como a qualidade do trabalho realizado. Diante da importância do primeiro ciclo de vida profissional para o desenvolvimento da carreira docente, o objetivo deste trabalho é investigar como os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu vivenciaram este ciclo e o que esperam da carreira. Os sujeitos desta investigação responderam a um questionário e as informações obtidas foram a base para a compreensão e levantamento de aspectos importantes para a análise e reflexão do tema. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5118 |
_version_ |
1805535887616901120 |
score |
10,814766 |