A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando...
Principais autores: | de Araújo, Aline Ramirez, Konopatzki, Evandro André, Carletto de Lima, Ivone Teresinha, Konopatzki, Angélica da Silva Lima |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5128 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-51282024-04-14T22:44:56Z A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem de Araújo, Aline Ramirez Konopatzki, Evandro André Carletto de Lima, Ivone Teresinha Konopatzki, Angélica da Silva Lima Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técncias de Ensino Avaliação; Currículos - planejamento; Educação - estudo e ensino; Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando a forma como esta avaliação influenciou a prática docente nas series iniciais do ensino fundamental I. As conclusões foram baseadas nas contribuições e críticas que este sistema tem proporcionado às práticas didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e mostraram que a avalição pode influenciar o conteúdo abordado em sala de aula de forma negativa, pois no período que antecede a realização da prova os professores são orientados a focar os ensinamentos no conteúdo da prova, desprezando as diretrizes do Plano Curricular Nacional. Também foi observado que algumas secretarias de educação oferecem incentivo financeiro (14º salário) às escolas com alto desempenho nesta avaliação, priorizando o direcionamento do ensino para a prova e desestimulando outras disciplinas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128 10.3895/recit.v8.n19.5128 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Araújo, Aline Ramirez Konopatzki, Evandro André Carletto de Lima, Ivone Teresinha Konopatzki, Angélica da Silva Lima |
spellingShingle |
de Araújo, Aline Ramirez Konopatzki, Evandro André Carletto de Lima, Ivone Teresinha Konopatzki, Angélica da Silva Lima A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
author_sort |
de Araújo, Aline Ramirez |
title |
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
influência da prova brasil no processo de ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando a forma como esta avaliação influenciou a prática docente nas series iniciais do ensino fundamental I. As conclusões foram baseadas nas contribuições e críticas que este sistema tem proporcionado às práticas didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e mostraram que a avalição pode influenciar o conteúdo abordado em sala de aula de forma negativa, pois no período que antecede a realização da prova os professores são orientados a focar os ensinamentos no conteúdo da prova, desprezando as diretrizes do Plano Curricular Nacional. Também foi observado que algumas secretarias de educação oferecem incentivo financeiro (14º salário) às escolas com alto desempenho nesta avaliação, priorizando o direcionamento do ensino para a prova e desestimulando outras disciplinas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128 |
_version_ |
1805535786937876480 |
score |
10,814766 |