A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando...

ver descrição completa

Principais autores: de Araújo, Aline Ramirez, Konopatzki, Evandro André, Carletto de Lima, Ivone Teresinha, Konopatzki, Angélica da Silva Lima
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5128
recordtype ojs
spelling peri-article-51282024-04-14T22:44:56Z A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem de Araújo, Aline Ramirez Konopatzki, Evandro André Carletto de Lima, Ivone Teresinha Konopatzki, Angélica da Silva Lima Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técncias de Ensino Avaliação; Currículos - planejamento; Educação - estudo e ensino; Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando a forma como esta avaliação influenciou a prática docente nas series iniciais do ensino fundamental I. As conclusões foram baseadas nas contribuições e críticas que este sistema tem proporcionado às práticas didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e mostraram que a avalição pode influenciar o conteúdo abordado em sala de aula de forma negativa, pois no período que antecede a realização da prova os professores são orientados a focar os ensinamentos no conteúdo da prova, desprezando as diretrizes do Plano Curricular Nacional. Também foi observado que algumas secretarias de educação oferecem incentivo financeiro (14º salário) às escolas com alto desempenho nesta avaliação, priorizando o direcionamento do ensino para a prova e desestimulando outras disciplinas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128 10.3895/recit.v8.n19.5128 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Araújo, Aline Ramirez
Konopatzki, Evandro André
Carletto de Lima, Ivone Teresinha
Konopatzki, Angélica da Silva Lima
spellingShingle de Araújo, Aline Ramirez
Konopatzki, Evandro André
Carletto de Lima, Ivone Teresinha
Konopatzki, Angélica da Silva Lima
A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
author_sort de Araújo, Aline Ramirez
title A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
title_short A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
title_full A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem
title_sort influência da prova brasil no processo de ensino-aprendizagem
description Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando a forma como esta avaliação influenciou a prática docente nas series iniciais do ensino fundamental I. As conclusões foram baseadas nas contribuições e críticas que este sistema tem proporcionado às práticas didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e mostraram que a avalição pode influenciar o conteúdo abordado em sala de aula de forma negativa, pois no período que antecede a realização da prova os professores são orientados a focar os ensinamentos no conteúdo da prova, desprezando as diretrizes do Plano Curricular Nacional. Também foi observado que algumas secretarias de educação oferecem incentivo financeiro (14º salário) às escolas com alto desempenho nesta avaliação, priorizando o direcionamento do ensino para a prova e desestimulando outras disciplinas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5128
_version_ 1805535786937876480
score 10,814766