ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO

Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias b...

ver descrição completa

Principais autores: Marx, Roberto, Viana, João Victor Bonini
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias baseadas na análise dos produtos, dos consumidores e competidores e nas estratégias com abordagem condicionada à combinação do desenvolvimento de competências e de recursos. No que tange à Universidade Corporativa foram citadas suas iniciativas de aprendizado e as competências individuais criadas. Por se tratar de  um estudo de natureza exploratória, utilizou-se o método qualitativo, com pesquisa baseada em entrevistas realizadas em uma empresa privada de grande porte, do setor farmacêutico. Posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo por categorização a priori e a posteriori como técnica de tratamento de dados. Os resultados evidenciaram que a organização considera tanto fatores externos quanto internos na formulação de suas estratégias e que a Universidade Corporativa contribui por meio de seus programas com o desenvolvimento de competências que ajudam os colaboradores a fazerem as estratégias acontecerem de fato.