ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias b...
Principais autores: | Marx, Roberto, Viana, João Victor Bonini |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-526 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-5262011-04-15T15:29:09Z ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO Marx, Roberto Viana, João Victor Bonini Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias baseadas na análise dos produtos, dos consumidores e competidores e nas estratégias com abordagem condicionada à combinação do desenvolvimento de competências e de recursos. No que tange à Universidade Corporativa foram citadas suas iniciativas de aprendizado e as competências individuais criadas. Por se tratar de um estudo de natureza exploratória, utilizou-se o método qualitativo, com pesquisa baseada em entrevistas realizadas em uma empresa privada de grande porte, do setor farmacêutico. Posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo por categorização a priori e a posteriori como técnica de tratamento de dados. Os resultados evidenciaram que a organização considera tanto fatores externos quanto internos na formulação de suas estratégias e que a Universidade Corporativa contribui por meio de seus programas com o desenvolvimento de competências que ajudam os colaboradores a fazerem as estratégias acontecerem de fato. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-03-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526 10.3895/S1808-04482011000100007 Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011) 1808-0448 10.3895/S1808-044820110001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526/635 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Marx, Roberto Viana, João Victor Bonini |
spellingShingle |
Marx, Roberto Viana, João Victor Bonini ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
author_sort |
Marx, Roberto |
title |
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO |
title_sort |
estratÉgias de negÓcio e universidades corporativas: um estudo no setor farmacÊutico |
description |
Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias baseadas na análise dos produtos, dos consumidores e competidores e nas estratégias com abordagem condicionada à combinação do desenvolvimento de competências e de recursos. No que tange à Universidade Corporativa foram citadas suas iniciativas de aprendizado e as competências individuais criadas. Por se tratar de um estudo de natureza exploratória, utilizou-se o método qualitativo, com pesquisa baseada em entrevistas realizadas em uma empresa privada de grande porte, do setor farmacêutico. Posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo por categorização a priori e a posteriori como técnica de tratamento de dados. Os resultados evidenciaram que a organização considera tanto fatores externos quanto internos na formulação de suas estratégias e que a Universidade Corporativa contribui por meio de seus programas com o desenvolvimento de competências que ajudam os colaboradores a fazerem as estratégias acontecerem de fato. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2011 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526 |
_version_ |
1703207288751259648 |
score |
10,966579 |