ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO

Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias b...

ver descrição completa

Principais autores: Marx, Roberto, Viana, João Victor Bonini
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-526
recordtype ojs
spelling peri-article-5262011-04-15T15:29:09Z ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO Marx, Roberto Viana, João Victor Bonini Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias baseadas na análise dos produtos, dos consumidores e competidores e nas estratégias com abordagem condicionada à combinação do desenvolvimento de competências e de recursos. No que tange à Universidade Corporativa foram citadas suas iniciativas de aprendizado e as competências individuais criadas. Por se tratar de  um estudo de natureza exploratória, utilizou-se o método qualitativo, com pesquisa baseada em entrevistas realizadas em uma empresa privada de grande porte, do setor farmacêutico. Posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo por categorização a priori e a posteriori como técnica de tratamento de dados. Os resultados evidenciaram que a organização considera tanto fatores externos quanto internos na formulação de suas estratégias e que a Universidade Corporativa contribui por meio de seus programas com o desenvolvimento de competências que ajudam os colaboradores a fazerem as estratégias acontecerem de fato. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-03-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526 10.3895/S1808-04482011000100007 Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011) 1808-0448 10.3895/S1808-044820110001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526/635 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Marx, Roberto
Viana, João Victor Bonini
spellingShingle Marx, Roberto
Viana, João Victor Bonini
ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
author_sort Marx, Roberto
title ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
title_short ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
title_full ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO
title_sort estratÉgias de negÓcio e universidades corporativas: um estudo no setor farmacÊutico
description Este artigo procurou discutir as relações entre estratégias de negócios e as competências individuais eu os programas de Universidade Corporativa se propõem a desenvolver junto aos funcionários de organizações. As estratégias de negócios foram estudadas em duas perspectivas: segundo as estratégias baseadas na análise dos produtos, dos consumidores e competidores e nas estratégias com abordagem condicionada à combinação do desenvolvimento de competências e de recursos. No que tange à Universidade Corporativa foram citadas suas iniciativas de aprendizado e as competências individuais criadas. Por se tratar de  um estudo de natureza exploratória, utilizou-se o método qualitativo, com pesquisa baseada em entrevistas realizadas em uma empresa privada de grande porte, do setor farmacêutico. Posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo por categorização a priori e a posteriori como técnica de tratamento de dados. Os resultados evidenciaram que a organização considera tanto fatores externos quanto internos na formulação de suas estratégias e que a Universidade Corporativa contribui por meio de seus programas com o desenvolvimento de competências que ajudam os colaboradores a fazerem as estratégias acontecerem de fato.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/526
_version_ 1703207288751259648
score 10,966579