A inserção e uso de tecnologias de informação e comunicação para a melhoria do ensino-aprendizagem: uma análise sobre a percepção do gestor de uma ETE do Recife (PE)

Este estudo objetiva principalmente mostrar a percepção do gestor de uma Escola Técnica de Referência (ETE), localizada em Recife (PE) com relação à inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem exploratória qualitativa, de caráter analítico-descritiva. A c...

ver descrição completa

Principais autores: Aires, Jussara Danielle Martins, do Nascimento, Maurício da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5333
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este estudo objetiva principalmente mostrar a percepção do gestor de uma Escola Técnica de Referência (ETE), localizada em Recife (PE) com relação à inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem exploratória qualitativa, de caráter analítico-descritiva. A coleta dos dados se deu através de entrevista em setembro de 2016. Buscou-se identificar o perfil do gestor, as possibilidades oferecidas para o uso efetivo das TICs em sua gestão e a concepção desse profissional frente aos impactos positivos e negativos da adoção das TICs diante das condições da escola. No geral, os resultados indicam que o uso das TICs é valorizado e acredita-se que elas contibuem para a melhoria do ensino, estimulando a criatividade e ampliando conhecimentos de professores e alunos. Esta pesquisa reforça que o gestor maximiza benefícios, reunindo esforços junto à sua equipe para solucionar problemas, viabilizando condições para tornar a escola um espaço aberto às mudanças.