Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites...
Principais autores: | Azambuja, José Luiz, Matsuoka, Marcelo Tomio |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480 |
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peri-article-54802020-08-26T13:38:09Z Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal Azambuja, José Luiz Matsuoka, Marcelo Tomio Geodésia PPP, GNSS, Placa Tectônica, velocidades de coordenadas Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites precisos. Neste artigo utilizou-se o serviço canadense CSRS-PPP no processamento de um longo período de dados superior a onze anos coletados em noventa e cinco das estações da RBMC. A análise das velocidades obtidas a partir das respectivas séries temporais referentes às coordenadas diárias estimadas pelo CSRS-PPP mostraram resultados com pequenas discrepâncias quando comparadas com os valores oficiais adotados para as estações analisadas. Entretanto, constatou-se na maioria das estações um comportamento sazonal referente à altura elipsoidal que impossibilita a adoção de velocidades lineares de translação no sistema cartesiano X, Y e Z. Como solução, propõe-se a adoção das velocidades de deslocamento calculadas para coordenadas planas, particularmente as coordenadas UTM, sendo a altura elipsoidal corrigida através de modelos estabelecidos em função da variação sazonal registrada em cada uma das estações da RBMC. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2016-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480 10.3895/rbgeo.v4n2.5480 Revista Brasileira de Geomática; v. 4, n. 2 (2016); 70-80 Revista Brasileira de Geomática; v. 4, n. 2 (2016); 70-80 2317-4285 10.3895/rbgeo.v4n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480/3416 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites precisos. Neste artigo utilizou-se o serviço canadense CSRS-PPP no processamento de um longo período de dados superior a onze anos coletados em noventa e cinco das estações da RBMC. A análise das velocidades obtidas a partir das respectivas séries temporais referentes às coordenadas diárias estimadas pelo CSRS-PPP mostraram resultados com pequenas discrepâncias quando comparadas com os valores oficiais adotados para as estações analisadas. Entretanto, constatou-se na maioria das estações um comportamento sazonal referente à altura elipsoidal que impossibilita a adoção de velocidades lineares de translação no sistema cartesiano X, Y e Z. Como solução, propõe-se a adoção das velocidades de deslocamento calculadas para coordenadas planas, particularmente as coordenadas UTM, sendo a altura elipsoidal corrigida através de modelos estabelecidos em função da variação sazonal registrada em cada uma das estações da RBMC. |
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