Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal

Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites...

ver descrição completa

Principais autores: Azambuja, José Luiz, Matsuoka, Marcelo Tomio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5480
recordtype ojs
spelling peri-article-54802020-08-26T13:38:09Z Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal Azambuja, José Luiz Matsuoka, Marcelo Tomio Geodésia PPP, GNSS, Placa Tectônica, velocidades de coordenadas Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites precisos. Neste artigo utilizou-se o serviço canadense CSRS-PPP no processamento de um longo período de dados superior a onze anos coletados em noventa e cinco das estações da RBMC. A análise das velocidades obtidas a partir das respectivas séries temporais referentes às coordenadas diárias estimadas pelo CSRS-PPP mostraram resultados com pequenas discrepâncias quando comparadas com os valores oficiais adotados para as estações analisadas. Entretanto, constatou-se na maioria das estações um comportamento sazonal referente à altura elipsoidal que impossibilita a adoção de velocidades lineares de translação no sistema cartesiano X, Y e Z. Como solução, propõe-se a adoção das velocidades de deslocamento calculadas para coordenadas planas, particularmente as coordenadas UTM, sendo a altura elipsoidal corrigida através de modelos estabelecidos em função da variação sazonal registrada em cada uma das estações da RBMC. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2016-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480 10.3895/rbgeo.v4n2.5480 Revista Brasileira de Geomática; v. 4, n. 2 (2016); 70-80 Revista Brasileira de Geomática; v. 4, n. 2 (2016); 70-80 2317-4285 10.3895/rbgeo.v4n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480/3416 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Azambuja, José Luiz
Matsuoka, Marcelo Tomio
spellingShingle Azambuja, José Luiz
Matsuoka, Marcelo Tomio
Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
author_sort Azambuja, José Luiz
title Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
title_short Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
title_full Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
title_fullStr Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
title_full_unstemmed Velocidades das coordenadas obtidas por Posicionamento por Ponto Preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
title_sort velocidades das coordenadas obtidas por posicionamento por ponto preciso: um modelo considerando coordenadas horizontais e altura elipsoidal
description Um método de posicionamento por GNSS que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O PPP refere-se ao método de posicionamento que se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites precisos. Neste artigo utilizou-se o serviço canadense CSRS-PPP no processamento de um longo período de dados superior a onze anos coletados em noventa e cinco das estações da RBMC. A análise das velocidades obtidas a partir das respectivas séries temporais referentes às coordenadas diárias estimadas pelo CSRS-PPP mostraram resultados com pequenas discrepâncias quando comparadas com os valores oficiais adotados para as estações analisadas. Entretanto, constatou-se na maioria das estações um comportamento sazonal referente à altura elipsoidal que impossibilita a adoção de velocidades lineares de translação no sistema cartesiano X, Y e Z. Como solução, propõe-se a adoção das velocidades de deslocamento calculadas para coordenadas planas, particularmente as coordenadas UTM, sendo a altura elipsoidal corrigida através de modelos estabelecidos em função da variação sazonal registrada em cada uma das estações da RBMC.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5480
_version_ 1805451644357312512
score 10,814766