A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matem...
Principais autores: | Albarracín, Enrique Sánchez, Dujet-Sayyed, Christiane, Pangaud, Chantal Combe |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-550 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-5502022-09-29T18:40:35Z A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. Albarracín, Enrique Sánchez Dujet-Sayyed, Christiane Pangaud, Chantal Combe Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550 10.3895/S1982-873X2009000300002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550/406 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Albarracín, Enrique Sánchez Dujet-Sayyed, Christiane Pangaud, Chantal Combe |
spellingShingle |
Albarracín, Enrique Sánchez Dujet-Sayyed, Christiane Pangaud, Chantal Combe A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
author_sort |
Albarracín, Enrique Sánchez |
title |
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
title_short |
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
title_full |
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
title_fullStr |
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
title_full_unstemmed |
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
title_sort |
diversidade cultural nas representações matemáticas. estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. |
description |
Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550 |
_version_ |
1805449045308604416 |
score |
10,814766 |