A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.

Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matem...

ver descrição completa

Principais autores: Albarracín, Enrique Sánchez, Dujet-Sayyed, Christiane, Pangaud, Chantal Combe
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-550
recordtype ojs
spelling peri-article-5502022-09-29T18:40:35Z A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos. Albarracín, Enrique Sánchez Dujet-Sayyed, Christiane Pangaud, Chantal Combe Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550 10.3895/S1982-873X2009000300002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550/406 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Albarracín, Enrique Sánchez
Dujet-Sayyed, Christiane
Pangaud, Chantal Combe
spellingShingle Albarracín, Enrique Sánchez
Dujet-Sayyed, Christiane
Pangaud, Chantal Combe
A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
author_sort Albarracín, Enrique Sánchez
title A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_short A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_full A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_fullStr A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_full_unstemmed A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_sort diversidade cultural nas representações matemáticas. estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
description Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550
_version_ 1805449045308604416
score 10,814766