Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da...
Autor principal: | Sant'Anna, Jaime dos Reis |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588 |
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Resumo: |
O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da LM por professores de língua materna, sobretudo quando apoiados por estudos acadêmicos com os quais buscam legitimar suas práticas docentes. Depois de fundamentar a discussão acerca do conceito de literatura de massa (Eco; Adorno; Benjamin) e sua relação com a formação de leitores literários (PCN; OCEM; DCE-PR), a abordagem do tema é proponente: os professores de LP precisam conhecer a LM, mas não devem toma-la como ponte para formar leitores na sala de aula; os professores devem pensar a LM como ponte para conhecer a mundividência de seus alunos, a fim de estreitar o diálogo e estabelecer a mediação necessários à formação de leitores literários críticos. |
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