Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?

O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da...

ver descrição completa

Autor principal: Sant'Anna, Jaime dos Reis
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5588
recordtype ojs
spelling peri-article-55882019-02-02T17:48:35Z Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário? Sant'Anna, Jaime dos Reis Letras; Teoria Literária Formação de leitor; literatura de massa; multimeios; Thalita Rebouças O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da LM por professores de língua materna, sobretudo quando apoiados por estudos acadêmicos com os quais buscam legitimar suas práticas docentes. Depois de fundamentar a discussão acerca do conceito de literatura de massa (Eco; Adorno; Benjamin) e sua relação com a formação de leitores literários (PCN; OCEM; DCE-PR), a abordagem do tema é proponente: os professores de LP precisam conhecer a LM, mas não devem toma-la como ponte para formar leitores na sala de aula; os professores devem pensar a LM como ponte para conhecer a mundividência de seus alunos, a fim de estreitar o diálogo e estabelecer a mediação necessários à formação de leitores literários críticos.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588 10.3895/rl.v19n24.5588 Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v19n24 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588/3724 Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sant'Anna, Jaime dos Reis
spellingShingle Sant'Anna, Jaime dos Reis
Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
author_sort Sant'Anna, Jaime dos Reis
title Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
title_short Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
title_full Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
title_fullStr Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
title_full_unstemmed Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
title_sort fala sério, thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
description O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da LM por professores de língua materna, sobretudo quando apoiados por estudos acadêmicos com os quais buscam legitimar suas práticas docentes. Depois de fundamentar a discussão acerca do conceito de literatura de massa (Eco; Adorno; Benjamin) e sua relação com a formação de leitores literários (PCN; OCEM; DCE-PR), a abordagem do tema é proponente: os professores de LP precisam conhecer a LM, mas não devem toma-la como ponte para formar leitores na sala de aula; os professores devem pensar a LM como ponte para conhecer a mundividência de seus alunos, a fim de estreitar o diálogo e estabelecer a mediação necessários à formação de leitores literários críticos. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588
_version_ 1805292882132729856
score 10,814766