A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia

Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminh...

ver descrição completa

Principais autores: Salles, Virginia Ostroski, Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5687
recordtype ojs
spelling peri-article-56872020-07-14T22:11:56Z A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia Salles, Virginia Ostroski Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de educação; ensino-aprendizagem Complexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin. Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687 10.3895/rbect.v10n1.5687 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Salles, Virginia Ostroski
Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
spellingShingle Salles, Virginia Ostroski
Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
author_sort Salles, Virginia Ostroski
title A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_short A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_full A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_fullStr A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_sort teoria da complexidade de edgar morin e o ensino de ciência e tecnologia
description Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687
_version_ 1805449176218075136
score 10,814766