A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminh...
Principais autores: | Salles, Virginia Ostroski, Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5687 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56872020-07-14T22:11:56Z A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia Salles, Virginia Ostroski Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de educação; ensino-aprendizagem Complexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin. Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687 10.3895/rbect.v10n1.5687 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Salles, Virginia Ostroski Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de |
spellingShingle |
Salles, Virginia Ostroski Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
author_sort |
Salles, Virginia Ostroski |
title |
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
title_short |
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
title_full |
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
title_fullStr |
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
title_full_unstemmed |
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia |
title_sort |
teoria da complexidade de edgar morin e o ensino de ciência e tecnologia |
description |
Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687 |
_version_ |
1805449176218075136 |
score |
10,814766 |