Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia

O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara d...

ver descrição completa

Principais autores: Matos, Santer Alvares de, Coutinho, Francisco Ângelo, Chaves, Andréa Carla Leite, Costa, Fernanda de Jesus, Amaral, Fernando Costa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-574
recordtype ojs
spelling peri-article-5742022-09-29T18:40:35Z Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia Matos, Santer Alvares de Coutinho, Francisco Ângelo Chaves, Andréa Carla Leite Costa, Fernanda de Jesus Amaral, Fernando Costa O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574 10.3895/S1982-873X2010000100006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574/470 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Matos, Santer Alvares de
Coutinho, Francisco Ângelo
Chaves, Andréa Carla Leite
Costa, Fernanda de Jesus
Amaral, Fernando Costa
spellingShingle Matos, Santer Alvares de
Coutinho, Francisco Ângelo
Chaves, Andréa Carla Leite
Costa, Fernanda de Jesus
Amaral, Fernando Costa
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
author_sort Matos, Santer Alvares de
title Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_short Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_full Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_fullStr Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_full_unstemmed Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_sort referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de biologia. um estudo com o tema embriologia
description O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574
_version_ 1805448997630902272
score 10,814766