Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara d...
Principais autores: | Matos, Santer Alvares de, Coutinho, Francisco Ângelo, Chaves, Andréa Carla Leite, Costa, Fernanda de Jesus, Amaral, Fernando Costa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-574 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-5742022-09-29T18:40:35Z Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia Matos, Santer Alvares de Coutinho, Francisco Ângelo Chaves, Andréa Carla Leite Costa, Fernanda de Jesus Amaral, Fernando Costa O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574 10.3895/S1982-873X2010000100006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574/470 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Matos, Santer Alvares de Coutinho, Francisco Ângelo Chaves, Andréa Carla Leite Costa, Fernanda de Jesus Amaral, Fernando Costa |
spellingShingle |
Matos, Santer Alvares de Coutinho, Francisco Ângelo Chaves, Andréa Carla Leite Costa, Fernanda de Jesus Amaral, Fernando Costa Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
author_sort |
Matos, Santer Alvares de |
title |
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
title_short |
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
title_full |
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
title_fullStr |
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
title_full_unstemmed |
Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia |
title_sort |
referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de biologia. um estudo com o tema embriologia |
description |
O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574 |
_version_ |
1805448997630902272 |
score |
10,814766 |