Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica

Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa...

ver descrição completa

Principais autores: Pauletti, Fabiana, Catelli, Francisco
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5759
recordtype ojs
spelling peri-article-57592020-10-28T20:00:19Z Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica A case study: computer programs mediating the teaching of geometric isomerism Pauletti, Fabiana Catelli, Francisco 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais. Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos. This article aims to investigate the possibilities of use of computer simulation programs in teaching Chemistry and specifically in the field of geometric isomerism in the context of public education. The study was established from a literature review and a case study in a public school, in which semi-structured interviews were conducted with three teachers of Chemistry. The methodology used was the Textual Discourse Analysis. The results show that the teaching of geometric isomerism can be enhanced with the use of computer applications, a dimension in which the levels of macroscopic, microscopic and symbolic representation are explored from multiple simulations arising in these applications. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-04-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759 10.3895/rbect.v11n1.5759 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pauletti, Fabiana
Catelli, Francisco
spellingShingle Pauletti, Fabiana
Catelli, Francisco
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
author_sort Pauletti, Fabiana
title Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_short Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_full Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_fullStr Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_full_unstemmed Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_sort um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
description Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759
_version_ 1805449150231216128
score 10,814766