Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino

O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o...

ver descrição completa

Principais autores: Rôças, Giselle, Anjos, Maylta Brandão dos, Pereira, Marcus Vinicius
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5949
recordtype ojs
spelling peri-article-59492019-10-15T14:41:59Z Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino Rôças, Giselle Anjos, Maylta Brandão dos Pereira, Marcus Vinicius 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem produção acadêmica; ensino; processo de avaliação; pós-graduação O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o estado da arte do tema a partir da análise das posições acerca do processo da avaliação que se faz dos cursos de pós-graduação pelo quantitativo de publicações. Acenamos algumas ações que se iniciam em um repensar dos processos de avaliações sofridos até agora, sobretudo no que se relaciona ao peso da publicação na área de ensino, e sugerimos novas formas de ponderação que têm no barema um ponto fulcral de discussão. Dentro desse campo, há que se caminhar pelos estudos dos últimos indicadores que podem se estender à análise da qualidade dos artigos publicados. Há que também estabelecer aproximações entre os programas de pós-graduação no escopo e proposição para estabelecimento de qualidade na pesquisa, que considere o tempo de reflexão e experimentação de forma adequada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949 10.3895/etr.v1n1.5949 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 1, n. 1 (2017); 46-66 2594-3901 10.3895/etr.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949/4414 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rôças, Giselle
Anjos, Maylta Brandão dos
Pereira, Marcus Vinicius
spellingShingle Rôças, Giselle
Anjos, Maylta Brandão dos
Pereira, Marcus Vinicius
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
author_sort Rôças, Giselle
title Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
title_short Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
title_full Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
title_fullStr Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
title_full_unstemmed Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
title_sort quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
description O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o estado da arte do tema a partir da análise das posições acerca do processo da avaliação que se faz dos cursos de pós-graduação pelo quantitativo de publicações. Acenamos algumas ações que se iniciam em um repensar dos processos de avaliações sofridos até agora, sobretudo no que se relaciona ao peso da publicação na área de ensino, e sugerimos novas formas de ponderação que têm no barema um ponto fulcral de discussão. Dentro desse campo, há que se caminhar pelos estudos dos últimos indicadores que podem se estender à análise da qualidade dos artigos publicados. Há que também estabelecer aproximações entre os programas de pós-graduação no escopo e proposição para estabelecimento de qualidade na pesquisa, que considere o tempo de reflexão e experimentação de forma adequada.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949
_version_ 1805295268456824832
score 10,814766