Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino
O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o...
Principais autores: | Rôças, Giselle, Anjos, Maylta Brandão dos, Pereira, Marcus Vinicius |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5949 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-59492019-10-15T14:41:59Z Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino Rôças, Giselle Anjos, Maylta Brandão dos Pereira, Marcus Vinicius 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem produção acadêmica; ensino; processo de avaliação; pós-graduação O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o estado da arte do tema a partir da análise das posições acerca do processo da avaliação que se faz dos cursos de pós-graduação pelo quantitativo de publicações. Acenamos algumas ações que se iniciam em um repensar dos processos de avaliações sofridos até agora, sobretudo no que se relaciona ao peso da publicação na área de ensino, e sugerimos novas formas de ponderação que têm no barema um ponto fulcral de discussão. Dentro desse campo, há que se caminhar pelos estudos dos últimos indicadores que podem se estender à análise da qualidade dos artigos publicados. Há que também estabelecer aproximações entre os programas de pós-graduação no escopo e proposição para estabelecimento de qualidade na pesquisa, que considere o tempo de reflexão e experimentação de forma adequada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949 10.3895/etr.v1n1.5949 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 1, n. 1 (2017); 46-66 2594-3901 10.3895/etr.v1n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949/4414 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rôças, Giselle Anjos, Maylta Brandão dos Pereira, Marcus Vinicius |
spellingShingle |
Rôças, Giselle Anjos, Maylta Brandão dos Pereira, Marcus Vinicius Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
author_sort |
Rôças, Giselle |
title |
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
title_short |
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
title_full |
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
title_fullStr |
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
title_full_unstemmed |
Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
title_sort |
quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino |
description |
O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o estado da arte do tema a partir da análise das posições acerca do processo da avaliação que se faz dos cursos de pós-graduação pelo quantitativo de publicações. Acenamos algumas ações que se iniciam em um repensar dos processos de avaliações sofridos até agora, sobretudo no que se relaciona ao peso da publicação na área de ensino, e sugerimos novas formas de ponderação que têm no barema um ponto fulcral de discussão. Dentro desse campo, há que se caminhar pelos estudos dos últimos indicadores que podem se estender à análise da qualidade dos artigos publicados. Há que também estabelecer aproximações entre os programas de pós-graduação no escopo e proposição para estabelecimento de qualidade na pesquisa, que considere o tempo de reflexão e experimentação de forma adequada. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5949 |
_version_ |
1805295268456824832 |
score |
10,814766 |