Matemática básica aplicada ao ensino de física: relação entre competências e habilidades técnicas necessárias para a resolução de problemas de física segundo o Inep
Neste estudo é apresentada uma metodologia para a análise e planejamento de um curso interdisciplinar que possibilita relacionar conceitos básicos de matemática aplicados em diversos conteúdos de Física. Esta metodologia busca caracterizar os problemas conceituais enfrentados pelos alunos, tais como...
Principais autores: | Andrade, Patrícia Cardoso de, Oliveira, Guilherme Colherinhas de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/5961 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Neste estudo é apresentada uma metodologia para a análise e planejamento de um curso interdisciplinar que possibilita relacionar conceitos básicos de matemática aplicados em diversos conteúdos de Física. Esta metodologia busca caracterizar os problemas conceituais enfrentados pelos alunos, tais como: interpretação física do problema proposto, estruturação lógica e matemática do problema e caracterização das deficiências básicas que impedem o aprendizado das ciências exatas, em especial física, disciplina que pode ser fortemente beneficiada pela adequada aplicação e utilização da modelagem matemática. Este estudo pode ser valioso para uma nova estratégia metodológica para o aprendizado de ciências exatas, que pode ser usado por professores de ciências exatas tanto no ensino médio quanto em aulas iniciais de cursos superiores. Os resultados mostram que, houve uma significativa melhora da aprendizagem dos alunos com a frequência no curso. |
---|