Concepções de ensino em livros didáticos de biologia: um recorte temporal (1923 a 2004)

Este artigo apresenta e problematiza uma pesquisa que busca reconhecer as concepções de ensino presentes em autores de livros didáticos de Biologia, considerando as obras publicadas no Brasil entre 1923 e 2004. Foram analisados o enredo de 15 livros, classificando-se as concepções de ensino em técni...

ver descrição completa

Principais autores: Richter, Elivelto, da Costa Güllich, Roque Ismael, do Espirito Santo Hermel, Erica
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6057
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo apresenta e problematiza uma pesquisa que busca reconhecer as concepções de ensino presentes em autores de livros didáticos de Biologia, considerando as obras publicadas no Brasil entre 1923 e 2004. Foram analisados o enredo de 15 livros, classificando-se as concepções de ensino em técnica, prática e emancipatória. As concepções técnicas dos autores foram identificadas em 10 de 15 dos livros analisados. As concepções emancipatórias prevaleceram em 3 de 15 dos livros. Em 2 entre 15, dos livros os autores apresentaram concepções práticas de ensino. Analisar e conhecer as concepções de ensino é essencial para refletir sobre os projetos pedagógicos presentes nos livros didáticos de Biologia, e assim formar uma visão histórica e pregressa dos princípios vinculados ao ensino de Biologia, desenvolvido por meio do livro didático.