Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e...
Principais autores: | Terezinha Covolan, Nadia, Lúcia Buher Machado, Maria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6111 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61112019-07-04T17:27:27Z Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA Terezinha Covolan, Nadia Lúcia Buher Machado, Maria PROEJA; Ciência; Tecnologia; Gênero; Desenvolvimento. Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e implantado em vários Institutos de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, a partir de 2007. Este programa tem como objetivo, além da formação pro ssional, a educação plena para o exercício da vida cidadã, de minorias sociológicas. Nesse contexto, argumentamos sobre as possibilidades e limites do PROEJA especialmente para as mulheres, porque estas somam as desigualdades de oportunidades para formação escolar e pro ssional com as assimetrias de poder nas relações de gênero, o que compromete o acesso mais equitativo a técnicas e tecnologias libertárias e aos bens socialmente construídos. Por m, re etimos sobre a vinculação das categorias com vistas ao desenvolvimento pessoal e o das comunidades envolvidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111 10.3895/cgt.v8n31/32.6111 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 8, n. 31/32 (2014); 24-35 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v8n31/32 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111/3762 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Terezinha Covolan, Nadia Lúcia Buher Machado, Maria |
spellingShingle |
Terezinha Covolan, Nadia Lúcia Buher Machado, Maria Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
author_sort |
Terezinha Covolan, Nadia |
title |
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
title_short |
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
title_full |
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
title_fullStr |
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
title_full_unstemmed |
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA |
title_sort |
gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do proeja |
description |
Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e implantado em vários Institutos de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, a partir de 2007. Este programa tem como objetivo, além da formação pro ssional, a educação plena para o exercício da vida cidadã, de minorias sociológicas. Nesse contexto, argumentamos sobre as possibilidades e limites do PROEJA especialmente para as mulheres, porque estas somam as desigualdades de oportunidades para formação escolar e pro ssional com as assimetrias de poder nas relações de gênero, o que compromete o acesso mais equitativo a técnicas e tecnologias libertárias e aos bens socialmente construídos. Por m, re etimos sobre a vinculação das categorias com vistas ao desenvolvimento pessoal e o das comunidades envolvidas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111 |
_version_ |
1805295677780000768 |
score |
10,814766 |