Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA

Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e...

ver descrição completa

Principais autores: Terezinha Covolan, Nadia, Lúcia Buher Machado, Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6111
recordtype ojs
spelling peri-article-61112019-07-04T17:27:27Z Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA Terezinha Covolan, Nadia Lúcia Buher Machado, Maria PROEJA; Ciência; Tecnologia; Gênero; Desenvolvimento. Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e implantado em vários Institutos de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, a partir de 2007. Este programa tem como objetivo, além da formação pro ssional, a educação plena para o exercício da vida cidadã, de minorias sociológicas. Nesse contexto, argumentamos sobre as possibilidades e limites do PROEJA especialmente para as mulheres, porque estas somam as desigualdades de oportunidades para formação escolar e pro ssional com as assimetrias de poder nas relações de gênero, o que compromete o acesso mais equitativo a técnicas e tecnologias libertárias e aos bens socialmente construídos. Por m, re etimos sobre a vinculação das categorias com vistas ao desenvolvimento pessoal e o das comunidades envolvidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111 10.3895/cgt.v8n31/32.6111 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 8, n. 31/32 (2014); 24-35 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v8n31/32 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111/3762 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Terezinha Covolan, Nadia
Lúcia Buher Machado, Maria
spellingShingle Terezinha Covolan, Nadia
Lúcia Buher Machado, Maria
Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
author_sort Terezinha Covolan, Nadia
title Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
title_short Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
title_full Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
title_fullStr Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
title_full_unstemmed Gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do PROEJA
title_sort gênero, ciência, tecnologia e desenvolvimento: as concepções dessas categorias nos documentos fundantes do proeja
description Neste trabalho, discutimos as categorias Ciência, Tecnologia e Gênero conforme constam nos documentos fundantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Pro ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), promulgado pelo Ministério de Educação e Cultura e implantado em vários Institutos de Educação Técnica e Tecnológica do Brasil, a partir de 2007. Este programa tem como objetivo, além da formação pro ssional, a educação plena para o exercício da vida cidadã, de minorias sociológicas. Nesse contexto, argumentamos sobre as possibilidades e limites do PROEJA especialmente para as mulheres, porque estas somam as desigualdades de oportunidades para formação escolar e pro ssional com as assimetrias de poder nas relações de gênero, o que compromete o acesso mais equitativo a técnicas e tecnologias libertárias e aos bens socialmente construídos. Por m, re etimos sobre a vinculação das categorias com vistas ao desenvolvimento pessoal e o das comunidades envolvidas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6111
_version_ 1805295677780000768
score 10,814766