Contribuições dos estudos cts para a educação superior no Brasil: uma perspectiva de gênero

Este artigo tem por objetivo entender como os estudos sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) possibilitaram discussões em torno da condição das “excluídas” do fazer Ciência e Tecnologia (C&T), com foco numa instituição de ensino superior – a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nes...

ver descrição completa

Principais autores: Luciane Correia Muzi, Joyce, Stancki da Luz, Nanci
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6119
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem por objetivo entender como os estudos sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) possibilitaram discussões em torno da condição das “excluídas” do fazer Ciência e Tecnologia (C&T), com foco numa instituição de ensino superior – a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nesse sentido, considerando a universidade como espaço em que se faz C&T e do qual as mulheres ficaram durante muito tempo excluídas, faz-se necessário recuperar de que maneira elas conseguiram entrar em redutos antes reservados aos homens. Apresentamos uma breve revisão bibliográfica a respeito do campo CTS na América Latina, bem como da perspectiva de feministas a respeito desse campo de estudos. A seguir apresentamos alguns dados levantados durante a pesquisa para a elaboração de minha dissertação para o Programa de Pós-graduação em Tecnologia especialmente sobre a história da UTFPR e sobre a participação das mulheres nesta história. Como resultado, podemos dizer que, graças à interferência do movimento feminista e dos questionamentos em torno dos chamados ideais da Ciência – neutralidade e objetividade – a situação das mulheres em áreas antes inacessíveis foi modificada, permitindo especialmente que elas ingressassem como alunas e como profissionais nas instituições de ensino superior (IES), atuando inclusive na pesquisa científico-tecnológica.